BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 6 de março de 2014

JERÔNIMO AMÉRICO RAPOSO DA CÂMARA, 1ª JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE NOVA CRUZ

Natural de Natal-RN, nascido a 14 de novembro de 1843 e faleceu em sua terra natal no dia 26 de novembro de 1920. Bacharem em Direito pela Faculdade do Recife, turma de 1868. Em 1896 foi nomeado Promoor Público de minha querida e amada cidade de Mossoró-RN e, depois, de Assu. Em seguida, exerceu o cargo de Juiz Municipal e de Órfãos nas comarcas de Imperatriz, atual Martins, em 1871 e em 1874 na cidade de Pau de Pau dos Ferros.
    Prosseguindo na carreira jurídica, foi Juiz de Direito da comarca de Trairi, com sede em Nova Cruz, antiga URTIGA e posteriormente ANTA ESFOLADA e em 1888, removido para a comarca de São José de Mipibu. Por algum tempo teve que afastar-se da judiciária, para desempenhar as funções de Chefe de Polícia, as quais voltou a exercer, já no regime republicano, quando foi designado para substituir, provisoriamente, o Governador Adolfo Gordo até a nomeação de seu sucessor.
     Eleito deputado  ao Congresso Constituinte do Estado, afastou-se, novamente, da judiciária, e na qualidade de presidente daquele órgão, substituiu, por diversas, o governador PEDRO VELHO. Em 25 de junho de 1892, quando da fundação do Superior Tribunal de Justiça, teve acesso ao cargo de desembargador, sendo escolhido presidente da corte. Foi reeleito para o mesmo cargo por mais cincovezes, até 1898. Elento prestigioso nos meios sício-culturais de Natal, era membro do Instituto Histórico e Geografico do Rio Grande do Norte, desde 1903

Nenhum comentário:

Postar um comentário